+39 06 8091 0011 contact@iclaret.org

Celebremos a proximidade

Dec 23, 2020 | Claretian Family, Congregation, Mathew Vattamattam

Meus queridos irmãos, querida Família Claretiana e amigos:

O Natal de 2020 encontra-nos a todos submetidos a várias restrições visando o afastamento do vírus invisível da pandemia que desde há vários meses tem fustigado a humanidade. É neste contexto que celebraremos o Natal, ou seja, a visibilidade da presença amorosa de Deus entre nós na pessoa de Jesus.

Não está a ser fácil combater o vírus da pandemia que infeta as pessoas de um modo tão rápido e até por vezes sem dar sintomas. O vírus debilita funções vitais como a respiração, e afeta o sentido do sabor e do olfato, entre outros sintomas. Temos vindo a resistir ao seu avanço, mantendo a distância, usando a máscara e desinfetando as nossas mãos. Todas as esperanças de voltarmos à vida normal dependem do sucesso da vacinação que estará iminente. Como gostaria que todos nós tivessemos o mesmo pânico e mantivessemos a mesma vigilância em relação aos vírus espirituais que têm vindo a infectar a humanidade nos nossos tempos e que entorpecem corações e mentes, tornando-os insensíveis ao mal e ao pecado!

Immagine3O Natal chega cada ano com a mensagem de que Deus se faz presente no meio de nós pelo nascimento do Menino em Belém. A graça salvadora de Deus faz-se visível e presente em nós (e entre nós) pela ação do Espírito do Senhor Ressuscitado. A vida no Espírito é o antídoto contra o vírus da corrupção, ódio, dominação, ganância, e várias formas de escravatura e atitudes desumanizantes. A vida no Espírito de Cristo faz sobressair o melhor dos seres humanos, como o amor, a alegria, a paz, a paciência, a bondade, a bondade, a fidelidade, a mansidão e o auto-controlo (Cf. Gal 5:19-23).

Jesus faz-se presente ali onde os seres humanos celebram a autêntica proximidade uns com os outros, especialmente com a humanidade sofredora; e quando nos relacionamos abertamente uns com os outros, sem ter que mascarar as nossas intenções. Os profissionais de saúde, os asistentes sociais e os agentes pastorais que têm apoiado infatigavelmente as vítimas do COVID-19 são um exemplo dessa proximidade. O Natal também nos convida a mantermos os nossos corações puros e higienizados para saudar a vinda do Senhor.

Unámo-nos ao cântico natalício dos Anjos: “Glória a Deus nas Alturas e paz na terra aos homens por Ele amados!” (Lc 2:14). Convido-vos, caros irmãos, a aprofundar esse anúncio que se encontra também incorporado nas nossas Constituições, como objetivo da nossa Congregação (CC 2). Façamos nosso o “Fiat” da Virgem Maria, nossa Mãe, cujo “sim” a Deus reverteu o “não” de Eva no jardim do Éden. O primeiro Natal teve lugar na simplicidade e pobreza da manjedoura, longe da pompa e esplendor dos palácios reais. O contexto da pandemia que marca este Natal, convida-nos a saborear de um modo mais profundo o mistério do “Deus connosco” – Emmanuel – nas situações concretas das nossas vidas. Acolhamos de coração aberto as surpresas que Deus nos reserva para 2021.

Desejo a todos um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de graça.

P. Mathew Vattamattam, CMF

Superior General

Download PDF: Mensagem de Natal 2020

News Categories

Archives

JPIC as a Way of Life: Claretian Family Workshop

JPIC as a Way of Life: Claretian Family Workshop

On March 22, the Justice, Peace, and Integrity of Creation (JPIC) Commission of the Claretian Family organized an online reflection workshop on the importance of JPIC in Claretian mission and spirituality. The meeting was inspired by the latest social doctrine...

claretian martyrs icon
Clotet Year - Año Clotet
global citizen

Documents – Documentos